LÉA ZUMPANO

ARTISTA PLÁSTICA E PESQUISADORA

 Mineira de Araguari, artista plástica, pesquisadora, é professora de aposentada de Artes pela SME/ Prefeitura de Uberlândia.  Possui Graduação em Administração, Licenciatura Ed. Artística/Artes Plásticas, Especialização e Mestrado em Educação – UFU.  De 2003 a 2007coordenou a área de artes na RME e a partir de 2011 paralelo aos projetos de ensino na educação investe na sua produção artística como membro do Coletivo Professor Artista – PA, sua poética é na linguagem da fotografia, Coordenou as ações do Coletivo Professor Artista, de 2011 a 2017. E,  Coordenação e execução do Projeto Out Door Arte: Em 2015 Uberlândia pela lente de artistas. Em 2016 Cantos e Encantos da Cidade. Em 2017 Olhares poéticos para a zona rural.

Participou de várias exposições coletivas e algumas individuais.

 

Léa Zumpano é mineira de Araguari e vem trabalhando como artista visual há onze anos.

Encantada pelo urbano, pela arquitetura e pela fotografia, resolveu realizar uma interseção entre eles e criar um conceito: a fotoimagensgrafia. Isso porque seus trabalhos vão além da fotografia manipulada, criando muitas camadas, que se sobrepõem, deixando entrever cada uma delas. Um observador atento poderá ficar vários minutos frente a seu trabalho escavando e identificando com os olhos cada uma dessas camadas.

Em seu processo de criação sai pelas ruas fotografando tudo o que lhe chama a atenção, em Uberlândia – Minas Gerais, onde reside, e por outras cidades em viagens de lazer ou trabalho. Ora fotografa um detalhe de um guarda-corpo, ora um prédio, ora uma árvore florida, ora uma janela. Sua câmera está sempre ligada pois, entre um abrir e fechar de semáforo pode ser necessária uma fotografia.

Em sua poética há uma série dedicada apenas às janelas do Triângulo Mineiro, apresentando ao público as várias cenas que fazem parte de seu cotidiano, em camadas sobrepostas de imagens. No entanto, apesar da sobreposição intensa, seu trabalho não é caótico. É leve, translúcido!

Eliane Tinoco

artista plástica e crítica de arte com textos publicados em livros e catálogos de exposição. Membro do Coletivo Professor-artista. Com formação em Artes e Visuais e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.