LIONÍZIA GOYÁ

ARTISTA PLÁSTICA E ESCRITORA

Goiana, reside em Minas Gerais. Com especialização em Psicopedagogia é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia. Desde 1992 realiza e expõe seus projetos.

É membro da PA (Grupo de Estudo em Artes Visuais de Uberlândia; AGAV (Associação Goiana de Artes Visuais); REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras); Associação Internacional de Poetas del Mundo; ALESG (Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás; correspondente do ICEBE (Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado) e Presidente da ALB (Academia de Letras do Brasil).

Toda manifestação artística tem a inigualável capacidade de transmitir uma interpretação do mundo. Goiana de Caçu radicada em Uberlândia, MG, Lionízia Goyá vem desenvolvendo um trabalho visual em que homenageia mulheres e homens, geralmente escritores, sejam personalidades ou amigos que a ajudam a encontrar caminhos vivenciais enriquecedores.

Trata-se de um ato de doação plástica e intelectual, porque, ao se debruçar sobre o outro, é necessário um trabalho que engloba duas vertentes: a pesquisa intelectual sobre o homenageado e a carga emocional que se faz presente em cada resultado final. Ambas são essenciais. Não há aí uma hierarquia de importância, mas uma complementaridade.

A questão essencial é como se dá a representação de modo a se ter uma produção cultural que seja sensível e significativa enquanto obra de arte. O desafio não é simples, seja nos óleos sobre a tela que trazem personagens masculinos ou nos femininos, em que há também assemblages, com colagens de tecidos, rendas, bijuterias e outros objetos usados,.

O intelecto e o emocional caminham lado a lado e se mesclam. Nesse sentido, falar do outro é, acima de tudo, provocar um sutil encontro com si mesmo em busca de contínuo aperfeiçoamento existencial. Escolher quem se quer bem e realizar a homenagem constitui uma sutil e poética jornada por memórias afetivas individuais e coletivas.

Oscar D'Ambrosio

Jornalista pela usp, mestre em artes visuais pela unesp, graduado em letras e doutor em educação, arte e história e gerente de comunicação e marketing da faculdade de ciências médicas da Santa casa de são paulo.