MARILEUSA REDUCINO

ARTISTA PLÁSTICA

Nascida em Uberlândia, Minas Gerais, é licenciada em Artes Plásticas e Educação Artística, mestre e doutora em História Social, todos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Desde 2012 participa ativamente de exposições coletivas pelo Brasil afora. 

Marileusa Reducino vem há algum tempo exercitando suas habilidades com as aquarelas, técnica milenar de difícil manipulação. As nuances de cores e transparências dão a essa técnica o frescor e a leveza tão apreciados pelos seus espectadores.

Os papéis, que devem ser de puro algodão, favorecem o esmaecer e a sobreposição de cores, resultando em transparências sutis e leves. No entanto, para se conseguir esses efeitos, é necessária muita habilidade técnica, pois a aquarela não permite recuperar erros. Um pequeno deslize e todo o trabalho será perdido.

Os trabalhos de Marileusa têm início na fotografia autoral. Suas viagens e passeios fotográficos pela cidade em que mora em Minas Gerais – Brasil, resultam em imagens singulares, captadas pelo olhar atento da artista. Desse modo se juntam e contrapõem duas técnicas bem distintas em suas características: a fotografia, rápida, instantânea, com cores fortes e delimitadas e a aquarela, instrospectiva, lenta, com cores leves e fluidas.

Em seus temas estão sempre presente detalhes de casas e luminárias das cidades, como também costuma retratar a cultura popular. O trabalho denominado “Por trás da janela” é resultado do exercício fotográfico na cidade de Ouro Preto – Minas Gerais e, apresenta o olhar por trás da janela que vê outras janelas, bem adequado ao tema da exposição.

Eliana Tinoco

Graduada em artes visuais e mestre em educação pela universidade federal de uberlância, é artista plástica e crítica de arte.