NEUZA PETTI

ARTISTA PLÁSTICA E ARQUITETA

Neuza Nazar Petti  forma-se em arquitetura em 1967, em São Paulo. Faz curso de pintura com Wesley Duke Lee e, em 1969, frequenta a Escolinha de Arte do Brasil, tendo aulas com Carlos Fajardo, Frederico Nasser, Luiz Paulo Baravelli e José Resende.

Entre 1983 e 1984, faz cursos com Carlos Fajardo, Rachel de Almeida Magalhães e Cassio Michalany, sobre desenho de observação e aquarela. Em 1986, frequenta o curso de Ubirajara Ribeiro sobre técnicas e materiais para pintura. No ano seguinte, faz curso de pintura e aquarela com Alcindo Moreira Fisco e Alberto Teixeira em 1987.

“O trabalho de Neuza Petti já tem a característica que possibilita identificá-lo entre muitos. Neuza trabalha com grandes zonas brancas. Vai preenchendo estas zonas mediante a delimitação do campo, em linhas diagonais. A definição da área possibilita e determina a geração de formas, com injunções figurativas e com traços fortes. Tendo como parâmetro a margem do papel, suas pinceladas são traçadas com densidade, fazendo com que as cores e o desenho nasçam do fundo do suporte para a luz. Com nuances de vermelhos, azuis e amarelos, Neuza Petti consegue líricas transparências”.​

Elvira Vernaschi