VeraLu

VeraLu

ARTISTA PLÁSTICA

Nasce, vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Graduada em pintura e escultura pela UNESPAR, Campus de Escola de Música e Belas Artes do Paraná.A figura feminina é sempre reincidente em seu trabalho, com curvas, movimentos, cumplicidade e diversidade, roda de conversa, assuntos múltiplos e tudo mais que gira em torno desse ambiente único.

Ao utilizar diferentes suportes, tais como o bronze entre os materiais tidos como “nobre”, vidro e o papelão ondulado na escultura, propõe uma relação de igualdade social, posição pensada na era pós-industrial.

As questões factuais são resolvidas com a fundição do bronze em caixa de areia ou cera perdida, assim como no processo em vidro é utilizada a técnica de glasscasting.

Na pintura, os planos de cor geometrizados combinam pinceladas gestuais como que para ocultar a luz com a suavidade de uma matéria ainda não descoberta. Camadas de tintas veladas suavizam e sugerem corporeidade com a finalidade de proteger o seu eu, exposto e configurado na obra.

 

“O feminino liberate “

A construção dos planos no espaço tridimensional é característico na obra de Vera Lu. Seu trabalho investigativo da figura humana não tem como determinante a representação, tampouco sua presença, mas fala do tempo da ausência e do vazio. As questões do feminino que a artista se remete vêm da necessidade de se colocar, posicionar-se e achar seu lugar no mundo. Tanto na obra escultória já bem solidificada, como na pesquisa em pintura, Vera procura adentrar a diferentes assuntos relativos ao corpo, que em constante movimento traz à tona questões feministas ainda a serem configuradas. Com um discurso indagador se coloca na posição de observadora do universo feminino. Com qualidade e domínio técnico esmerados, a artista procura na substância a construção do pensamento para antes existir; existência essa a qual a filosofia de Sartre nos confere.

Uiara Bartira

quarentena de 2020