EVENTOS

JANELAS DA ARTE

A exposição “Janelas da Arte”, na Casa da Guia, em Cascais, Portugal, muito bem poderia se chamar Espelho da Alma. As obras reunidas apresentam, tanto nos trabalhos mais abstratos como nos figurativos, uma representação das técnicas e do pensamento de seus autores. E não poderia ser diferente, pois cada trabalho é a apresentação da digital de um artista.

Ao se observar cada obra, temos a oportunidade de captar um momento. Trata-se de um instante sem passado ou futuro. É como se o tempo parasse para que se pudesse conhecer o sentimento e a percepção que aquele artista tem do que viveu, da realidade que conhece e da que gostaria de vislumbrar.

Cada criação da exposição, ainda mais neste momento de retomada pós-pandemia das exposições presenciais, ainda com os devidos cuidados sanitários, constitui justamente a oportunidade conhecer um pedaço do artista que, ao se expressar, nos oferece a própria e peculiar maneira de investigar o passado, transmitir o seu presente e projetar um futuro.

A arte funciona então como uma vereda da alma a ser percorrida. Esta exposição reúne esses percursos, com tonalidades que vão das mais intensas às mais rebaixadas, refletindo sobre o corpo humano e sobre o gesto de pintar. Trata-se de uma amplitude de interpretações que obriga a refletir no papel da criação para desvendar nossas portas e janelas interiores.

OSCAR D'AMBROSIO

jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo